quarta-feira, 17 de junho de 2015

Com a retirada das vans, serviço de ônibus piora em São Gonçalo

PSTU vai até ponto final de Alcântara e conversa com a população sobre como anda o serviço dos ônibus após a retirada das vans que circulavam na região.

por Roni Yuri e Rodrigo Barrenechea, da secretaria de comunicação do PSTU SG

  Os moradores de São Gonçalo sofrem diariamente para se locomover dentro da própria cidade. Não é de hoje que as empresas de ônibus que atuam na região prestam um péssimo serviço ao cidadão gonçalense: muita demora em várias linhas, veículos em mau estado de conservação, motoristas tendo que fazer a função de cobrador.

  Essa má prestação de serviço já vem incomodando os usuários há muito tempo. Mas, recentemente, com a proibição da circulação das vans, a insatisfação com o serviço de ônibus vem aumentando. Estivemos nesta terça (16) no ponto final de Alcântara para conversar com usuários. Ao chegar, a cena que vimos foi de pessoas esperavam para pegar os seus ônibus, todos em pé, ou na
chuva ou espremidos embaixo de marquises. Chama atenção a falta de estrutura em um ponto tão central da cidade. Aos poucos, fomos dialogando com as pessoas ao longo dos pontos. O sentimento geral é de piora no serviço.

- Para mim piorou. O ônibus que eu pego (de Santa Isabel para cá) demora muito para vir e só vem lotado. - desabafa uma vendedora ambulante que trabalha no ponto.

- Precisa ver isso aqui de tarde. A fila vai lá na esquina. - comenta um trabalhador de um comércio local.

- A regularidade dos ônibus continua a mesma... Não alterou nada. Acho que deveriam colocar mais, já que não tem mais van. Mas continua mesma coisa de sempre. - diz um usuário na fila.

- Fica pior também para o rodoviário. Os ônibus mais cheios, as viagens mais demoradas, os passageiros mais irritados... Nada disso é bom para a gente também não. - completa um despachante.

FALA DAYSE: "Não dá para deixar transporte público nas mãos dos empresários. Eles pensam em primeiro lugar no lucro, não no bem estar da população. Só um sistema de transporte realmente público, financiado pelo Estado e controlado pelos trabalhadores e usuários pode garantir mobilidade urbana barata e de qualidade para todos."

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